Programação
Nas próximas duas rotações solares (2022 – 2023) a programação do Alvalade Cineclube dá um salto em frente: no número de sessões e filmes, no envolvimento de outras forças vivas da comunidade, nos públicos-alvo de cada ciclo, programa ou ideia. Queremos ser mais e discutir (ainda) mais cinema e a realidade. Pois que o cinema não se circunscreve à sala e ao escuro, mas agora, mais que sempre, pede uma experiência colectiva. Depois de passarmos todos pela solidão da casa, assumimos o cinema como grande espaço de vivência, em conjunto. Em presença. Com outras tantas vozes.
Se preferir, pode ver aqui a lista de todas as sessões.
De Janeiro a Junho
Vai Brasil?
O Cinema Novo encontra o novo cinema. A partir de uma visão de Eryk Rocha sobre o movimento do século XX, cruzamos os olhares do Brasil de antes e de agora. Início de ano a atravessar o Atlântico.

O meu nome é
Em parte homenagem, em parte vontade de olhar o real pelos seus olhos ou pelas suas ficções, MEU NOME É recupera o compromisso do Alvalade Cineclube de trazer ao cinema as vozes das mulheres e converte-se num ciclo com presença anual. Frontalmente, sem objetivos ou agenda que não seja afirmar o feminino.

Voltar à terra
Um ciclo que apresenta oito olhares sobre um país que nunca perdeu a antítese da urbanidade. Mais do que homenagens a um passado ou visões enamoradas da memória que a ruralidade transporta, são oito propostas de regresso a uma forma de vida cíclica, ligada ao planeta e às suas dinâmicas, e onde a humanidade se compreende como parte de um todo.

Verão! Julho!
Salão Lisboa #2 ao ar livre!
Salão Lisboa é uma Mostra de Cinema Português em espaços de memória. Ao longo de quatro sábados, vamos receber toda a cidade em espaços que representam a memória do cinema, da cidade e do país, para juntos vermos cinema português no verdadeiramente grande ecrã, ao ar livre.
Na 2ª edição queremos reavivar a memória dos cinemas de rua, no “bairro do cinema”: Alvalade. No jardim junto ao King Triplex, no Quarteto, no espaço exterior junto ao Caleidoscópio e no Jardim dos Coruchéus, a dois passos do ABCine, montamos o ecrã e a plateia e projectamos cinema português.

De Setembro a Dezembro
Senhor do Adeus
A reentrada pós-verão vai ter surpresas.
Mais informação sobre os filmes em breve.

América 70s
Uma década e os anti-heróis subiram ao trono. Os 70s americanos marcaram o seu cinema pela crueza da realidade que quiseram mostrar. A fechar 2022, ousamos voltar a ser infelizes.

Anima-te!
São dezenas de curtas metragens de animação, de qualidade ímpar, escolhidas a dedo a pensar nas crianças, jovens e adultos que criam expectativas sobre o desenho. Há espaço para stop-motion, digital, aguarela e todas as técnicas para as quais o cinema de animação sorri.
Mais informação em breve 🙂
