Programação

 

Nas próximas duas rotações solares (2022 - 2023) a programação do Alvalade Cineclube dá um salto em frente: no número de sessões e filmes, no envolvimento de outras forças vivas da comunidade, nos públicos-alvo de cada ciclo, programa ou ideia. Queremos ser mais e discutir (ainda) mais cinema e a realidade. Pois que o cinema não se circunscreve à sala e ao escuro, mas agora, mais que sempre, pede uma experiência colectiva. Depois de passarmos todos pela solidão da casa, assumimos o cinema como grande espaço de vivência, em conjunto. Em presença. Com outras tantas vozes.

Se preferir, pode ver aqui a lista de todas as sessões.

De Janeiro a Junho

Vai Brasil?

O Cinema Novo encontra o novo cinema. A partir de uma visão de Eryk Rocha sobre o movimento do século XX, cruzamos os olhares do Brasil de antes e de agora. Início de ano a atravessar o Atlântico.

https://alvaladecineclube.pt/wp-content/uploads/2022/01/cinema-novo-300x200.jpg

O meu nome é

Em parte homenagem, em parte vontade de olhar o real pelos seus olhos ou pelas suas ficções, MEU NOME É recupera o compromisso do Alvalade Cineclube de trazer ao cinema as vozes das mulheres e converte-se num ciclo com presença anual. Frontalmente, sem objetivos ou agenda que não seja afirmar o feminino.

https://alvaladecineclube.pt/wp-content/uploads/2022/02/meu-nome-e-300x200.jpg

Voltar à terra

Um ciclo que apresenta oito olhares sobre um país que nunca perdeu a antítese da urbanidade. Mais do que homenagens a um passado ou visões enamoradas da memória que a ruralidade transporta, são oito propostas de regresso a uma forma de vida cíclica, ligada ao planeta e às suas dinâmicas, e onde a humanidade se compreende como parte de um todo.

https://alvaladecineclube.pt/wp-content/uploads/2022/01/voltaAterra-300x200.jpg

Junho e Julho

Clássicos de verão ao ar livre

No calor do Verão abraçamos o ar livre com sessões em jardins, praças e mercados de Alvalade, numa parceria com a Junta de Freguesia de Alvalade. E a aposta é em clássicos de sempre, filmes intemporais a pensar em públicos de Verão. De "A Piscina" (Jacques Deray) a "Almoço de Agosto" (Gianni di Gregorio), passando por "O Dragão Contra ataca"
(Robert Clouse), são 6 sessões especiais para os sábados de Junho e Julho.

Mais informações sobre os filmes brevemente. #Classic #TrazUmPuff

https://alvaladecineclube.pt/wp-content/uploads/2022/01/dragao-300x200.jpg

De Setembro a Dezembro

Soundcheck

A reentrada pós-verão é tempo para ouvir bem. os outros, os sons dos outros, a música que nos acompanha a nós e não sabemos dela. Um ciclo para cinema quase de olhos fechados e volume no máximo.

Mais informação sobre os filmes em breve.

https://alvaladecineclube.pt/wp-content/uploads/2022/01/Sisters-Transistors-300x200.jpg

América 70s

Uma década e os anti-heróis subiram ao trono. Os 70s americanos marcaram o seu cinema pela crueza da realidade que quiseram mostrar. A fechar 2022, ousamos voltar a ser infelizes.

https://alvaladecineclube.pt/wp-content/uploads/2022/01/mulher-influencia-300x200.jpg

Anima-te!

São dezenas de curtas metragens de animação, de qualidade ímpar, escolhidas a dedo a pensar nas crianças, jovens e adultos que criam expectativas sobre o desenho. Há espaço para stop-motion, digital, aguarela e todas as técnicas para as quais o cinema de animação sorri.

Mais informação em breve 🙂

https://alvaladecineclube.pt/wp-content/uploads/2020/02/ciclo-animate2-Mary-Max-1-300x200.jpg