Irão, meu amor – sessão #4

Irani Bag (2021, 8 min) 

Um ensaio vídeo que desconstrói um motivo cinematográfico com o intuito de propor uma análise textual e política da censura e da intimidade no Irão pós-revolução. Irani Bag expõe um vocabulário codificado, mas também convida o espectador a reconsiderar a relação com (e entre) a visão e o tacto.


Nazarbazi (2022, 19 min)

Nazarbazi [o jogo dos olhares] é um filme sobre o amor e o desejo no cinema iraniano, em que representações da intimidade e do toque entre mulheres e homens são proibidas. O filme centra-se principalmente em imagens de mulheres cujos corpos foram apagados e vitimizados no cinema pós-revolução. Aborda formas discretas de comunicação que operam no interior dos filmes, mas também contornam os censores. Tenta tocar os espaços que não podemos tocar; sentimento/sensações interiores – mas também o que é intocável além do contacto físico: proibições/reguladores de que não falamos e que só podem revelar-se como experiências personificadas. O filme utiliza a poesia e o silêncio como única(s) linguagem(s) com que podemos tentar alcançar estes espaços de ambiguidades sócio-políticas.

I Have Sinned a Rapturous Sin (2018, 8 min)

O que cura as mulheres da promiscuidade sexual? Comer alface, claro, pelo menos de acordo com um elemento do clero que aconselha as mulheres sobre formas de controlar a sua luxúria, como vemos no filme de Maryam Tafakory. Colocados em contraponto, fragmentos do poema Sin de Forough Farrokhzad são lidos e escritos numa celebração da sensualidade.

Absent Wound (2017, 10 min)

Transformando dois espaços públicos no Irão onde as mulheres estão proibidas de entrar num palco, a representação de Maryam Tafakory de homens e mulheres que atingem a maioridade estabelece paralelos entre géneros, enquanto comenta a sua separação. A autoridade da tradição é metaforicamente desvirtuada pelo texto obstruído no ecrã, enquanto os murmúrios e sussurros de uma mulher nos lembram a presença do corpo na realização de rituais.

Realizadora:
Maryam Tafakory
Duração:
61 minutos (total da sessão)
Idioma:
Inglês, Iraniano,
Legendas:
Português e Inglês
Sessão:
30 MAR 2023 às 21H
Local:
Cinema Fernando Lopes Campo Grande 376, Lisboa