Vai Brasil!

Janeiro de 2022, o Alvalade Cineclube apresenta o seu mais ambicioso ciclo até hoje, num novo lugar de felicidade. VAI BRASIL? arranca a 13 de Janeiro na Sala de Cinema Fernando Lopes. Temos nova casa e vamos ver o Fernando cada vez que entrarmos. Em Janeiro e Fevereiro, vamos ver um país como uma interrogação. Vão ler outra vez o primeiro parágrafo. É preciso saber o que é que se tem para dizer.

VAI BRASIL?

Queremos celebrar o Brasil que se multiplica e não o do regime. Já sabemos da beleza, já sabemos do samba. Agora queremos saber do Brasil do agora, do que não existe no poema de Drummond. Queremos saber dos brasileiros (existirão?).

VAI BRASIL? é o grito que se junta à luta que tem sido o dia-a-dia do lado do país do futuro (que não chega). É uma exclamação, uma interrogação. Partimos das ideias do Cinema Novo, que se destacou durante os anos 1960 e 1970, pela crítica à desigualdade social e surgiu em resposta à instabilidade racial e classista no Brasil. Mas onde está a realidade brasileira hoje? Que cinema é possível? Quem filma nas ruas?

Este ciclo inclui dois filmes históricos, raros em sala em Portugal e que deram muito muito muito muito muito trabalho para trazer à tela em Lisboa (“A Grande Cidade” e “Terra em Transe”).

Até já!


 

Deixe uma resposta

Go to Top